Páginas

Excesso de Hidratação

Oi gente, tudo bom?

Hoje vai ser um pouco diferente. Esses dias postei no blog(aqui!) que eu estava com excesso de hidratação, e que durante um tempinho ia cair de cabeça nas máscaras de reconstrução. Achei o assunto bem pouco explorado por aí e convidei o Yuri, um amigo do grupo Cronograma Capilar, pra explicar pra vocês o que é esse excesso de hidratação e a importância da máscara reconstrutora, afinal, nada melhor do que a pessoa que me explicou, explicar pra vocês! ♥

"Oi gente!
Aqui é o Yuri, sou um dos moderadores do grupo Cronograma Capilar do Facebook e hoje eu vim falar sobre um assunto muito importante -e polêmico- quando se trata do tratamento dos fios:

A Reconstrução!

Muitas vezes ela é um tanto quanto mal compreendida porque criou-se um mito em torno dela de que ela deixa o cabelo duro e espigado, que só temos que recorrer a ela quando nosso cabelo tá quase caindo, mas não é bem assim! Eu até a considero como o passo mais importante e o mais "pedido" por mais ou menos 80% dos casos de gente vindo pedir socorro lá no grupo, e essas mesmas pessoas passam meses tratando do cabelo em casa com produtos errados, usando produtos muito hidratantes -fase Hidratação- e muito oleosos -fase Nutrição- e com medo do cabelo ficar feio ou dar excesso de queratina, deixam a coitadinha da reconstrução de lado sendo que é exatamente o que o cabelo precisa. Inclusive, isso é muito ruim para os fios porque, quando se usa produtos muito hidratantes ou oleosos num cabelo que pede por força e por massa, você está simplesmente piorando o seu caso!

E por quê?

Porque esse cabelo já está "mole", com pouca resistência e colocando produtos que dão esse efeito que todo mundo gosta num cabelo elástico e quebradiço, você na verdade vai estar piorando o estado dele, vai amolecer ainda mais o fio deixando-o cada vez mais maleável. Maleável a ponto de não aguentar mais nem uma simples tração como pentear e ele QUEBRA MAIS AINDA! Sim, você não leu errado, quebra e quebra mesmo! Portanto, nem pensar em começar o seu cronograma com H e N quando na verdade ele suplica por R!

Ela é importantíssima tanto pra recuperar um cabelo fraco, elástico e quebradiço quanto pra manter saudável qualquer tipo de cabelo e ela pode ser feita com produtos a base de queratina ou contendo outras princípios ativos como colágeno, proteínas do trigo e aminoácidos. A reconstrução é o que vai dar base pro cabelo estar sempre forte e resistente às agressões do dia a dia e aos tratamentos químicos. Sem contar que é muito mais fácil e rápido de se hidratar e nutrir um cabelo que já está forte e reconstruído do que um todo fraquinho. E, gente, é de extrema importância que o cabelo esteja bem forte e resistente antes de pensar em fazer algum tipo de química."


♥Lembrete: H = Hidratação, N = Nutrição, R = Reconstrução

Ele também recomendou algumas máscaras com e sem queratina, bora dar uma olhada?
(Clica na imagem pra ela ficar maior!)


Meninas, coloquei o preço que pesquisei na internet pra vocês terem uma noção. E aproveitem pra ver a resenha que eu fiz da Redken Extreme que tá aí em cima aqui!

E aí, gostaram? Qualquer dúvida comentem! ♥

25 comentários:

  1. Muito legal o post, porém o nome das máscaras ta errado na imagem xD

    Beijos o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa, já arrumei! Adoro quando sou desatenta. hahah
      Mas obrigada mesmo assim!
      Beijinho

      Excluir
  2. Quando um cabelo fica poroso devido descoloração. O cronograma deve começar com R pra q o cabelo possa receber H / N?
    Como seria montado o cronograma?
    Eu fazia H-N-R a cada lavagem, e estava usando yamasterol com bepantol, mel e/ou açúcar. Azeite e máscara novex de azeite, e pra R tenho a queratina da bioextratus, e a máscara de tutano da mesma marca...

    ResponderExcluir
  3. Olá querida...Que lindo seu post...Amei.
    Descobri que usava a Absolut Repair errado, usava em dias de nutrição. Por isso que não vi resultado algum.
    Mas tenho uma dúvida....ontem comprei uma máscara da Felt que tem proteína do trigo. Eu achei que fosse H.
    Então qualquer máscara que tenha proteína do trigo eu classifico como reconstrução???????
    Beijosss.....Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A proteína do trigo age como uma "capa" sobre os fios, impedindo que eles percam água. Além de recuperar o fio danificado. Uma máscara que contenha queratina e proteína do trigo se transforma numa ÓTIMA reconstrutora!
      Beijinhos!

      Excluir
    2. Obrigada Gabrielle Mancini...
      Cássia

      Excluir
  4. Bom dia o kanechon mix de chocolate e cacau seria uma recontruçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer, apesar de conhecer a máscara, nunca usei e não sei a composição.
      Beijinhos!

      Excluir
  5. olá ótimo post! vc tem dicas de mascaras com ceramidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada Vivi!
      Máscara Tutano e ceramidas da bioextratus
      Absolut Repair(tá aí na lista)
      Redken Extreme(tá aí na lista também!)
      E também a ampola Reparação Total 5 da Elseve. Não é máscara, mas é uma mão na roda também!
      Beijinhos!

      Excluir
  6. Olá! Ótimo post...!!
    Tenho os cabelos super porosos e com muito frizz por conta de uma descoloração e já faz um bom tempo q ñ faço reconstrução, somente nutrição, acreditando q estava fazendo a melhor coisa para os meus cabelos. Quando faço nutrição meu cabelo fica lindo, porém, se da próxima vez lavo apenas com shampoo e condicionador eles voltam a ser mesma porcaria de antes, ou seja, o tratamento q fiz foi em vão. Não estava fazendo mais reconstrução por medo q eles quebrassem e piorasse de vez. Qual o intervalo das reconstruções, no meu caso? Tenho q parar de fazer tanta nutrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia, tudo bom? Obrigada!!
      Então, porosidade pede por reconstrução ácida. Vê em uma das minhas respostas pra outra menina aí em cima que eu falo sobre isso e dou uma explicadinha.
      Mas então, sobre a sua pergunta.. depende. Seu cabelo tá elástico? Tá tão mole que chega a ficar muito frágil? Se a resposta for sim, o uso das reconstruções tem que ser bem mais frequente, alternando máscaras com e sem queratina. Esqueça as hidratações e nutrições por um momento e foque nas reconstruções.
      Se o seu cabelo não está elástico, pode dar um espaço de tempo maior entre elas! Você pode fazer de 15 em 15 dias, ou até uma vez por mês. Veja como o seu cabelo reage perante esse tempo determinado. Se você ainda achar que ele precisa de mais R, faça mais R, se achar que precisa de menos, faça menos. É bem simples.
      Beijinho!

      Excluir
  7. Que diferença faz fazer a R com e sem queratina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom de alternar máscaras R com e sem queratina, é que você não satura o seu cabelo de queratina e não tem perigo de ter um excesso de queratina, que também resulta em quebra dos fios.

      Excluir
  8. A sebastian (penetraitt) tem queratina? obrigada,

    ResponderExcluir
  9. Oi! Estou lendo seu blog e adorando!
    Me dê por favor uma opinião: tenho o cabelo enrolado e faço escova + chapa uma vez por semana. Meu cabelo está ficando volumoso na raiz, onde o relaxamento está "vencido", porém macio e sedoso, inclusive no comprimento. Isso significa que está faltando qual dos itens - nutrição, hidratação, reconstrução...? Estou confusa! Por favor me ajude! rsrsrs. Obrigada! Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro a gente precisa saber se o seu cabelo tá forte, fraco, quebradiço e etc. Como você disse que ele anda macio e sedoso, a sua hidratação/nutrição provavelmente deve tá fazendo efeito. Ele tá espigado? As pontinhas tão espetadas? Tá brilhoso? (...)
      Sobre o volume, não tem muito o que fazer. O relaxamento tá saindo. De duas, uma: ou você faz a transição e começa a cuidar do seu cabelo com produtos "anti volume" ou você continua fazendo a progressiva! Não entendi muito bem qual o ponto da questão, mas retorna aqui qualquer coisa!

      Excluir
    2. Eu sinseramente estou adorando a linha tressemmé , para o meu cabelo realmente está funcionando e conheço muita gente que estáusando e gostando como eu .

      Excluir

« »